Arrumando a mochila


Saber montar uma mochila é uma arte. Mais do que montar, saber regular e tê-la perfeitamente ajustada ao corpo. Afinal, ela faz parte de você e é lá, nas costas, tal e qual os caramujos e tartarugas, que carregamos casa e comida... Antes fôssemos apenas até a Europa, como bons mochileiros... Mas quando nossa proposta é caminhar alguns dias inteiros por matas atlânticas, cerrados, caatingas, campos de altitude e até floresta amazônica, sem contar uma ou outra incursão às agruras do gelo e das altitudes ou às profundezas das cavernas, a escolha da mochila, seu tamanho, a arrumação e a regulagem deverá ser tratada com o maior dos carinhos possíveis. Ou você está preparado para horas intermináveis de algum equipamento mal colocado espetando as suas costas? Esperamos que não!
Mais do que isso, um ajuste mal feito e lá se foi o peso todo para os ombros, ao invés dos quadris, bem mais preparados para carregá-lo. Algumas dicas são básicas e funcionam mesmo para quem vai viajar no final de semana para a casa de praia, mas não dispensa o uso da mochila.

1. Enrole suas roupas - além de dobrá-las direitinho, enrole-as depois, uma a uma, para facilitar na hora de acondicioná-las dentro da mochila. Desta forma, elas amassam menos também!



2. Guarde tudo dentro de saco plástico - esta dica funciona bem no Brasil e em lugares úmidos, já que não há nada mais desagradável do que roupa molhada no final do dia. Pior ainda se isto acontecer com a roupa limpa que deveria estar seca e quentinha... Não esqueça de verificar se os sacos não possuem furos, pois um temporal não perdoa nem mesmo os menorezinhos. E procure separar quase peça a peça, ao invés de usar um grande para tudo.



3. Preencha os cantos - a mochila ideal será montada não apenas por dentro mas, também, por fora. Ou seja, é fundamental que você, ao preenchê-la, cheque pelo lado de fora se alguma parte do tecido está frouxa, sinal de lugar vazio e, portanto, mau uso da mesma. O ideal é que ela fique totalmente esticada, com roupas, equipamentos, fogareiro e comidas preenchendo inteiramente ao menos 2/3 dela.



4. Os locais corretos para cada peça - sim, existe um lugar ideal para cada coisa que você está levando... O saco de dormir deverá ser o primeiro a entrar, situando-se no fundo da mochila (pode até ser usado aquele compartimento que separa-o do resto. No entanto, não esqueça de colocá-lo em um saco plástico grosso e de preencher cada cantinho do fundo da mochila, pois sempre sobra um espaço precioso mesmo depois de colocar o saco de dormir). Continue enchendo-a com as roupas. Do meio para o final, comece a colocar os materiais de cozinha e/ou de escalada - materiais pesados (o maior peso deve se situar do meio para cima, encostado às costas, permitindo que a mochila fique com o centro de gravidade relativamente alto, ideal para carregá-la - procure colocar o centro de gravidade entre os ombros!). Se tiver barraca e precisar colocar dentro, divida-a em duas e coloque cada parte de um lado da mochila. Termine com as comidas que, além de pesadas, deverão ser usadas durante o primeiro dia (deixe o lanche deste dia bem à mão, para facilitar na hora de usá-lo). Também deixe o anorak e a água à mão - coisas que se usam com muita freqüência e em momentos que, geralmente, não temos muito tempo a perder...



5. Ajustando-a ao seu corpo - todas aquelas fitinhas da sua mochila têm uma razão de ser e existir. Além de visualmente bonitas, elas proporcionam um ajuste perfeito ao seu corpo. As mochilas maiores, chamadas cargueiras, possuem uma barrigueira acolchoada, que proporciona um conforto maior na hora de transferir os cerca de 70% do peso dos ombros. As mochilas menores, chamadas de ataque, possuem apenas uma fita como barrigueira e sua função é mais de estabilidade. A carga, neste caso, fica mesmo nos ombros. Ajuste a cargueira quando já estiver cheia - é mais fácil. Assim, coloque-a nas costas com as fitas frouxas. Tenha certeza que a mochila é feita para o seu tamanho ou, então, ajuste a distância entre o ombro e a barrigueira (muitas mochilas permitem este ajuste - certifique-se disso na hora da compra). Coloque, então, a barrigueira e ajuste-a. Depois, ajuste as fitas dos ombros e, em um segundo momento, as fitas acima dos ombros, que servem para estabilizar as alças. Para terrenos muito acidentados, é sugerido usá-la mais justa. Para terrenos mais fáceis, pode-se deixá-la um pouco mais solta mas, o mais importante, é deixar o peso na barrigueira e não nos ombros. Não se esqueça de verificar de tempos em tempos este ajuste, já que ela vai "assentando" conforme você se movimenta.



6. Quanto você pode carregar? - se você tem experiência com este tipo de equipamento e já caminhou muitas vezes por trilhas e terrenos acidentados, o ideal é que você não ultrapasse 1/3 do seu peso. Se você está começando e não tem experiência alguma, além de estar fora de forma, comece levando apenas 1/5 do seu peso. Agora, se você tem algumas (poucas e/ou curtas) trilhas no currículo, pode aumentar para 1/4 - lembrando sempre de não ultrapassar o limite de 1/3.



Leitura Sugerida:
- O livro de Aventura do Excursionista Decidido - Sergio Beck

Texto: Helena Artmann


________________________________________________________________________________

O que devo levar?
Para uma boa travessia, procure ter sua mochila bem arrumada, tudo bem compacto e leve na medida do possível. Hoje existe uma infinidade de itens de primeira necessidade que tiveram seu peso e tamanho reduzidos e nem por isso perderam em qualidade. Não é necessário também gastar rios de dinheiro para se equipar se você não é um aventureiro que precisa deles com frequência.


TRABALHAMOS COM ALUGUEL DE TODO EQUIPAMENTO PARA SUA COMODIDADE.

Sugerimos o seguinte para levar:

-Mochila de 50 a 70 litros
-Saco de dormir
-Barraca
-Isolante térmico
-Capa de chuva
-Fogareiro e fósforos
-Panelas e utensílios para refeição
-Primeiros socorros
-Material de higiene pessoal
-Óculos escuros
-Boné ou chapéu
-Protetor solar
-Garrafa pet 2 litros para água e/ou hidrat (camelbak)
-Clorin (purificador de água)
-Calçado confortável (ideal que seja bota)
-Roupas para o dia: camisa, calça leve, bermuda, roupa íntima
-Roupas para noite: meias, gorro, luvas, calça, casaco
-Luva pigmentada (encontrada em loja de materiais de construção, como essa aqui)
-Bastão de caminhada (opcional)
-Papete ou havaianas
-Toalha pequena
-Lanterna (se possível, de cabeça)
-Pilhas
-Saco para trazer o lixo de volta
-Alimentação: lanche de trilha, café da manhã e jantar

SUGESTÃO DE ALIMENTAÇÃO
A alimentação é essencial para uma atividade tão extenuante. O ideal é ter à mão alimentos de fácil digestão que farão uma reposição energética rápida e que também dêem uma sensação de saciedade.

-Sopas (tipo Knorr e Maggi)
-Macarrão instantâneo
-Salaminho
-Pão árabe
-Sucos em pó (Tang, Clight)
-Chocolate e leite em pó ou capucinno
-Barrinhas de doces (mariolas)
-Barras de cereal
-Biscoitos doces e salgados
-Frutas de consistência firme
-Polenguinho
-Geleia
-Amendoim, castanhas
-Frutas secas
-Açúcar
-Chá em sachê
-Sal
-Bolo (tipo Ana Maria)
-Pão de hamburguer
-Sanduiche sem maionese (1° dia)

Recomendamos acondicionar o conteúdo dos enlatados em sacos plásticos para diminuir o volume.

RECOMENDAÇÕES GERAIS
Embale todo o seu material em sacos plásticos para evitar que se molhem em caso de chuva, principalmente as roupas e o saco de dormir.
Não leve enlatados e alimentos muito perecíveis.
Nunca faça a estreia de uma bota ou tênis nesse tipo de caminhada. Pode ser muito doloroso, causar bolhas... O ideal é usar um sapato já amaciado anteriormente, junto com meias grossas que te darão conforto extra.